30 anos depois voltamos a escrever uma página dourada no capítulo da Taça de Portugal. Diante do Sporting CP, o Leixões SC venceu por 1-3 (16-25, 25-21, 25-17, 25-20) e conquistou a sua 9.ª Taça de Portugal, isolando-se na liderança do historial deste troféu.
A disputar o troféu em casa, as Sereias do Mar não entraram da melhor forma no jogo, tendo a equipa adversária aproveitado bem este fato e fechado o primeiro set a seu favor.
Não obstante a desvantagem, no segundo set as Sereias chegaram-se à frente tendo a melhora significativa do serviço e do ataque sido crucial para a reviravolta no marcador. Ainda que numa toada de equilíbrio, a cada ponto, a turma leixonense foi melhorando e ganhando ainda mais confiança. Dois sets com o Leixões SC sempre a comandar as operações ofensivas de forma eficaz e a pressionar o adversário.
Com a reviravolta consumada, a entrada no quarto e último set do jogo foi feita de forma mais emocional, com a qualidade de jogo de ambas as equipas a sofrer variações por este motivo. Ainda assim, as Sereias entraram na reta final do set em vantagem e nunca mais a largaram.
Vitória perentória do Leixões SC que protagonizou uma caminhada excelente e de conquista na Taça de Portugal.