A carregar
A carregar

Uma Dura...mas Bela FAINA!

Por: LSC   |   29-04-2023  |  Futebol   |  
  |  
  |     |  

Na 4.ª Jornada da Divisão de Elite de Futebol de Praia, os Bravos D´Areia bateram por 3-2 o Varzim SC consumando a primeira vitória no campeonato. Entre duas equipas de origens e raízes piscatórias, numa dura e difícil faina foi o Leixões quem conseguiu suplantar.

Início de jogo equilibrado aquele que se assistiu em Leiria, com alguma cautela tática, de parte a parte, e com ambas as equipas a chegar a zonas de finalização na procura do golo. Este último viria a surgir, para a turma leixonense, que depois de jogada de insistência e luta de cada lance até ao último segundo, Thiaguinho, foi feliz e colocou a bola no fundo das redes. Excelente posição para os Bravos D´Areia no jogo que, perante os últimos acontecimentos, ganhavam a confiança e alento necessário para iniciar o rumo de mudança no que a resultados e conquista de pontos diz respeito.

Com o golo, o Leixões acabou por crescer na partida e de forma progressiva foi pressionando o adversário, melhorando também, naturalmente, o seu jogo. Com o passar do tempo, a confiança da equipa ficou bem patente e a supremacia leixonense foi emergindo. Maturidade tática na hora defensiva, e audácia na hora ofensiva definiam uma equipa do Leixões que aproveitou o bom momento para aumentar a vantagem. Fez o segundo golo, por Belchior, momento que travou algum ímpeto dos lobos do mar. Um primeiro período de boa toada para a turma leixonense que conciliava mais uma boa exibição com o resultado. No entanto, haveria ainda muito por contar.

No regresso, desta feita para a disputa do segundo período, os Bravos D´Areia mantiveram a sua preponderância no jogo sendo que a equipa adversária procurava de forma mais incisiva reduzir espaços. Mais uma vez, com maturidade e experiência, a turma leixonense foi pautando os tempos de jogo e manteve-se sempre no controlo das operações. Ainda assim, a partida seguia bem viva, com as duas equipas a disporem de ocasiões para fazer mexer novamente o marcador, não fosse as boas exibições de ambos os guarda-redes. Numa destas estiradas do Varzim, com alguma sorte à mistura, conseguiu reduzir vantagens.

Na bola de saída de reatamento da partida os Bravos D´Areia reagiram e poderiam, novamente, ter dilatado/reestabelecido a vantagem quando Pedrinha com um forte remate e sem qualquer hipótese de defesa enviou com estrondo a bola ao poste. Apesar do golo sofrido, a turma leixonense manteve-se coesa e fiel à exibição personalizada que vinha a produzir, aumentando agora a pressão sobre o adversário. Voltou-se para a baliza do adversário e com maior acutilância foi empurrando-o para o seu último reduto. Curiosamente, foi já na parte final do segundo período, num momento defensivo leixonense, que na pressão defensiva ao guarda-redes adversário, Belchior fez novo gosto ao pé após ter ficado frente a frente com o guardião adversário que, com calma e frieza, voltou a colocar a bola no fundo das redes e a reestabelecer a vantagem de 2 golos para o Leixões.

Mesmo com resultado em 3-1 e apenas 12 minutos para serem jogados, os Bravos D´Areia não mudaram a sua postura, estando sempre na disputa de cada lance até ao fim. Obviamente pelo fato de correr atrás do prejuízo, no terceiro período, foi o adversário quem teve mais ofensivo, não obstante a turma leixonense ter beneficiado de excelentes oportunidades para dilatar, ainda mais, a vantagem. Uma delas que deveria ter dado lugar a uma grande penalidade a seu favor.

Não obstante, à entrada dos últimos 5 minutos da partida, numa bola fortuita, o até ao momento homem do jogo viria a ser expulso por acumulação de amarelos depois de cortar uma jogada prometedora do adversário. Na sequência, os Bravos D´Areia conseguiram suster a contenda cerca de 1 minuto e meio em inferioridade, momento em que o adversário acabou por chegar ao golo e colocar o resultado na diferença mínima.

Com 3 minutos para serem jogados até final e apesar da pressão do Varzim SC, o marcador não mais se viria a alterar. Vitória justa e importante para os Bravos D´Areia que fizeram escalada na tabela classificativa após a conquista dos primeiros pontos no campeonato.


Créditos Fotográficos: Federação Portuguesa de Futebol