A carregar
A carregar

Alexandra e Diogo medalhados nos Nacionais

Por: LSC   |   26-07-2016  |  Natação   |  
  |  

As últimas duas semanas foram de intensa atividade para a natação leixonense.

No Complexo Olímpico do Jamor (50m), entre os dias 21 e 24 de Julho, realizaram-se os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal/Open de Portugal.

Com o impressionante número de 896 nadadores em prova, representando 131 clubes de 10 países (Portugal, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Israel Moçambique e Suíça), esta foi uma prova extremamente exigente e competitiva, o que muito limitou o acesso às finais.

O Leixões SC fez-se representar no Jamor pelos seguintes nadadores: Alexandra Campos, Alexandra Santos, Bruno Barroso, Daniel Duarte, Diogo Moreira, João Pedro Mendes, Jorge Quinta, Ricardo Monteiro, Sofia Gonçalves e Tiago Freire

Sempre com muita animação na comitiva e um espírito de grupo e entreajuda inabalável, que muito ajudou a alcançarem uma percentagem de recordes pessoais absolutamente notável, os nossos nadadores atingiram 7 finais e conquistaram 2 medalhas.


Alguns momentos da equipa leixonense nos Nacionais Absolutos

A júnior Alexandra Santos, ao percorrer os 50m Costas em 30s90c, alcançou o 3.º lugar absoluto (1.ª júnior) e conquistou a respetiva medalha de bronze na prova (a 2 centésimas de segundo da medalha de prata). Com esta marca, a Alexandra pulverizou o recorde absoluto do Leixões, que datava de 2009.

A Alexandra alcançou ainda as finais dos 100m Costas e 200m Costas, em que se classificou em 6.º (1.ª júnior) e 9.º (3.ª júnior) lugar no Campeonato Absoluto de Portugal.

Com um novo recorde pessoal nos 50m Mariposa, a Alexandra ficou ainda a um lugar da final dos 50m Mariposa, prova em que ficou suplente por apenas 5 centésimas de segundo.


O momento em que Alexandra Santos subiu ao pódio para receber a medalha de bronze conquistada nos 50 metros costas

Também com novo recorde absoluto do Leixões, o sénior e capitão de equipa Diogo Moreira, com 25s10c nos 50m Mariposa, conquistou igualmente uma medalha de bronze (a 1 centésima de segundo da medalha de prata).

O Diogo alcançou ainda as finais dos 100m Mariposa e dos 200m Estilos, classificando-se em ambas no 6.º lugar no Campeonato Absoluto de Portugal.

A infelicidade ocorrida na prova de 100m Mariposa deixa no ar o sentimento de que algo ficou por conquistar, mas quem trabalha como o Diogo trabalhou merece sonhar e a medalha acabará por chegar.


Diogo Moreira conquistou a medalha de bronze nos 50 metros mariposa, ficando a uma escassa centésima de segundo da prata

Esta foi a primeira vez na carreira que estes nadadores conquistaram medalhas individuais em Campeonatos Nacionais Absolutos (só a Alexandra já tinha ganho em categorias), e não só por essa razão, mas pelo desempenho de toda a equipa e pelo ambiente positivo criado, as técnicas Mariana Marques e Laura Freitas estão igualmente de parabéns.

Estas importantes provas do calendário nacional marcam o final de época para os escalões de Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores, restando desejar a todos um excelente e merecido descanso, com a certeza de que na próxima época todos estarão mais maduros de forma a alcançar outros voos!


Infantis do Leixões estiveram em bom nível nos Nacionais disputados em Famalicão

No fim-de semana anterior, em Famalicão, nas Piscinas Municipais (50m), realizaram-se os Campeonatos Nacionais de Infantis, prova que contou com a participação de 663 nadadores (309 masculinos e 354 femininos) em representação de 126 clubes.

O Leixões colocou 8 nadadores com mínimos de acesso: Alice Lameira, Bruna Soares, Carolina Rocha, Diogo Ribeiro, Gustavo Ribeiro, Joana Monteiro, Lourenço Sousa e Matilde Santos. A esta comitiva juntar-se-ia o Diogo Mendes, que por via de um pequeno acidente (radical) na semana de véspera ficou impedido de dar o seu contributo.

Apesar de não terem conquistado qualquer classificação no pódio, os nossos nadadores tiveram uma boa prestação, superando as suas marcas pessoais. E a medalha podia mesmo ter chegado.

O Diogo Ribeiro, a 7 décimas de segundos nos 100m Livres (5.º lugar), e a Carolina Rocha, a 1 segundo apenas nos 100m Costas (5.º lugar), ficaram muito perto de o conseguir e são por isso o maior destaque da participação leixonense nesta prova.


A comitiva Leixonense que esteve em Famalicão a disputar os Nacionais de infantis 

Pela evolução técnica demonstrada e pelo número de recordes pessoais alcançados, todos os nossos nadadores, bem como os técnicos Victor Oliveira e Rita Barbosa, estão de parabéns!

Parabéns a todos os envolvidos em mais uma época extremamente positiva: nadadores, treinadores, delegados e dirigentes.

O Leixões Sport Club tudo fará para continuar a acompanhar as vossas ambições. Seguimos fortes!

Entidades que apoiam a Secção de Natação do Leixões SC: