A carregar
A carregar

Bilhar


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/leixoessc/public_html/views/modalidades/pagina_sub_mod.php on line 285

A secção de bilhar do Leixões S.C. foi fundada no dia 23 de Fevereiro de 1965, pelos Srs. FERNANDO NETO, FERNANDO AMARAL, Dr. SOTTER RAMOS e JOSÉ SERRANO, mas antes desta data alguns atletas de bilhar representaram as cores do Clube, tanto a nível nacional como internacional (constatável nos feitos históricos da secção).

Desde a sua fundação até 25 de Novembro de 1993, as equipas de bilhar do L.S.C. jogaram em salas emprestadas, Leixões Bilharista, Máximo e Fenianos, até que pela mão do actual director Rui Costa, na altura apenas atleta de bilhar, propõe á Direcção do Leixões S.C., ao momento liderada pelo Presidente AMÉRICO JORGE, a cedência do espaço do lado norte da bancada do Estádio do Mar. O espaço foi gentilmente cedido pelo Presidente e na altura foram iniciadas as obras com vista a proporcionarem á secção de bilhar a tão ansiada casa, que foi inaugurada a 26 de Novembro de 1993 com o nome de “SALÃO NARCISO MIRANDA”. Esta obra só foi possível com a ajuda de diversos empresários Matosinhenses, bem como a ajuda do então Presidente da Direcção HENRIQUE ARAÚJO, o qual contribui em mais de 50% dos encargos financeiros da obra, encargos esses que rondaram os 10.000.000$00 (dez milhões de escudos).

Após a inauguração a secção de bilhar do Leixões S.C. liderada pelo seccionista Abel Amaral, homenageou dois dos fundadores da secção Dr. SOTTER RAMOS e FERNANDO AMARAL.

O actual director Rui Costa sentindo que a modalidade de bilhar se estava a expandir para a variante de pool e não tendo espaço para o efeito, propôs ao antigo Presidente JOSÉ MANUEL TEIXEIRA a cedência de um outro espaço para a construção da secção de bilhar Pool, sendo este inaugurado a 13 de Outubro de 2000. Esta obra só foi possível com o apoio monetário da Associação dos Amigos do Leixões S. C.

No dia 3 de Maio de 2003, abriram oficialmente as escolas de bilhar do Leixões S. C., cerimónia a que estiveram presentes as seguintes individualidades – Sr. Vitorino Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos), Sr. José Manuel Teixeira (Presidente do Leixões S. C.), Dr. Dias da Fonseca (Vice-Presidente das Modalidades Amadoras do Leixões S. C.) e o Sr. Alípio Jorge (Presidente da Associação de Bilhar do Porto), esta iniciativa teve o apoio do Núcleo das Associações de Pais do Concelho de Matosinhos.