A carregar
A carregar

Paulo Tavares é o novo coordenador técnico

Por: LSC   |   23-03-2019  |  Futebol   |  
  |  
  |     |  

Aos 37 anos, regressa para liderar todo o futebol de formação, da base (escolinhas) até ao topo da pirâmide da responsabilidade do clube (sub-17), depois de ter estado no Mar como treinador de equipas da formação, durante duas épocas.

Com o curso de Ciências do Desporto e Grau de Mestre em Treino de Alto Rendimento de Futebol na Faculdade de Desporto do Porto (FADEUP), Paulo Tavares possui ampla experiência no futebol de formação, tendo representado, além do Leixões, clubes como o Boavista e o Vilanovense. Teve ainda incursões no futebol sénior como adjunto do Fafe (Liga 2) e Salgueiros (Campeonato de Portugal), desenvolvendo o seu trabalho na área da observação. Nas últimas duas temporadas, foi treinador das seleções jovens da Associação de Futebol do Porto, orientando equipas de sub-13, sub-14 e sub-17.

“Quando saí do Leixões tinha a certeza de que um dia voltaria. Estou entusiasmado com este projeto, que me foi apresentado pela Direção, em concreto pelo presidente Jorge Moreira. Conversámos durante algumas semanas, convergimos ideias e estamos a trabalhar”, refere Paulo Tavares, que já criou um departamento de scouting que, semanalmente, faz a análise de diversos jogos dos diferentes escalões. “Queremos formar plantéis competitivos, com equipas técnicas de qualidade, conhecedoras do escalão no qual vão trabalhar e capazes de colocar as equipas a jogar bem. O departamento de scouting já sinalizou atletas interessantes e contamos também com a colaboração dos treinadores”, reforça o novo coordenador técnico.

A formação, tal como todo o futebol, vive de resultados e o Leixões não foge à regra. “Temos a ambição de conseguir bons resultados, desde logo fazer regressar o mais depressa possível as equipas de Sub-17 e Sub-15 ao Nacional. Em todos os escalões a ideia será a mesma: formar atletas e homens, procurar o crescimento futebolístico dos jovens do clube e tentar sempre os melhores resultados”, assinala.

Além do departamento de scouting, Paulo Tavares pretende “ligar o clube a instituições, como as Faculdades e Associações Desportivas, que permitam atualizá-lo, e colocá-lo num patamar superior de formação”, ideia que se enquadra no processo de certificação do Leixões como Entidade Formadora, que já deu entrada na Federação Portuguesa de Futebol.