A carregar
A carregar

Voleibol - Feminino


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/leixoessc/public_html/views/modalidades/pagina_sub_mod.php on line 285
O Voleibol foi inventado por William Morgan, da A.C.M. de Holyoke, Massachussets, em 1895. Era jogado por cinco jogadores. Foi introduzido em Portugal, mais propriamente nos Açores, durante a segunda Guerra Mundial. Hoje é praticado por seis jogadores e as regras têm sofrido constantes alterações.
No nosso Clube surge no ano de 1945 por iniciativa de um grupo de jovens, que actuavam na praia de Matosinhos e do qual faziam parte:
Orlando Ramos. Soter Ramos, Costa Pereira, Henrique Moreira, Joaquim Resende, Joaquim Rajão, José Aguiar, Manuel Cruz, Alfredo Serrano e António Grilo.
Foram estes homens que se iniciaram logo com a obtenção do título regional e deram o impulso a esta modalidade, actuando primeiro no rinque de Santana e depois no famoso Filatélico ( ambos de piso em cimento e descobertos ), este último agora já coberto e com piso de madeira, que foi palco dos maiores êxitos da modalidade.
A vontade de vencer por parte deste grupo iniciador foi o trampolim para fazer do voleibol deste Clube um dos seus maiores baluartes.
Esta modalidade como desporto colectivo, situa-se no terceiro degrau a nível mundial e no Leixões Sport Clube como na Cidade de Matosinhos foi sempre aquela que maior projecção teve no estrangeiro, levando o seu nome a uma quantidade infindável de países, como: - Espanha, França, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Suíça, Alemanha, Checoslováquia, Polónia, Turquia, Grécia, Austria, Bulgária, Rússia, Luxemburgo, Itália, Bélgica, Jugoslávia e Roménia.
Modalidade sempre liderada por Orlando Ramos ( mais de 40 anos ) apelidado e com justa causa, como “PAI DO VOLEIBOL”, seguido posteriormente por António Rijo, conquistou mais de 80 títulos regionais, nacionais e Taças de Portugal, além de ter cedido inúmeros atletas á Selecção Nacional.
Teve nas suas fileiras jogadores de craveira internacional, sendo de destacar dois nomes dos mais sonantes e que se evidenciaram a todos os níveis – António Rijo e Humberto Silva.
Tem neste momento em todas as categorias ( Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Minis ) masculinos e femininos, mais de 250 praticantes que são apoiados por uma equipa técnica composta por 16 treinadores / as.
No quadro de resultados poderão ver os mais significativos da história da modalidade e consequentemente do Clube.