A carregar
A carregar

Karaté

Em janeiro de 1990, nasceu a secção de Karaté do Leixões Sport Club, no Pavilhão Siza Vieira, com o apoio dos dirigentes do clube e do esforço de amigos do Mestre Manuel Marques.


Com um início nada fácil, devido ao pouco conhecimento da modalidade, o Mestre Manuel Marques arregaçou as mangas, desenvolvendo o seu trabalho, inicialmente, em Matosinhos e depois com filiais em Leça da Palmeira, Senhora da Hora e Gaia.


Ao longo destes anos temos tido campeões nos vários escalões de competição. O crescimento da secção tem sido enorme, e já dispomos de dois centros de treino: um em Matosinhos e o outro na Senhora da Hora. Em ambos existe um piso especial (tatami), o qual permite desenvolver mais, o karaté.


A secção está dividida entre os treinos de Karaté de competição, os treinos de Karaté tradicional e os treinos de defesa pessoal.


A equipa de competição do Leixões Sport Club, está distribuida pelos escalões de infantis até seniores, já o Karaté tradicional dispõe de treinos para adultos e crianças a partir dos 3/4 anos de idade.


No corpo de instrutores contamos com cerca de 10 cintos negros e centena e meia de praticantes. O Karaté cresceu também com a dinâmica do clube e para o futuro a secção tem novos projetos para dinamizar ainda mais a prática desta modalidade desportiva.


A secção de Karaté está filiada na associação OPKS (Organização Portuguesa de Karaté Shitoryu), na FNKP (Federação Portuguesa de Karaté) e na European Karaté Shitokaiishimi.


Manuel Marques, 4.° Dan Shitoryu é o Diretor da Secção de Karaté do Leixões Sport Club, sendo também representante para o Porto da European Shitokaiishimi Karaté.